top of page

As dúvidas mais comuns de nossos pacientes

Que tipo de escova de dentes devo comprar?

Procure por uma escova com uma cabeça pequena e volumosa, pois essa é a forma mais fácil para a criança manusear. As cerdas devem ser macias para evitar ferimentos. Normalmente, a indicação de idade na embalagem da escova é confiável. 

Quantas vezes preciso escovar os dentes por dia?
O número de escovações irá depender do controle e da frequência da alimentação. Mas em geral, a escovação deve ser feita pelo menos duas vezes por dia – de manhã e na hora de dormir. A maior prevenção contra cáries acontece quando a escovação é feita com pasta fluoretada e com a supervisão dos pais. 

Criança também precisa usar o fio dental?
O fio dental pelo menos 1x ao dia é fundamental, tanto para evitar a cárie quanto o mau hálito. É muito comum vermos no consultório cáries ocultas, que chamamos de cáries interproximais, as quais não vemos a olho nu, ficam escondidas até que se tornem muito grandes, o que aumenta a complexidade do tratamento.

Quando cai o primeiro dente de leite?
Varia bastante de criança para criança. Pode cair tanto aos 5 anos, quanto aos 7 anos. É comum que aconteça por volta dos 6 anos de idade. O último dente a cair ocorre por volta dos 11 ou 12 anos. Todos os 20 dentes de leite são trocados por permanentes, incluindo os posteriores (dentes do fundo).

O dente de leite caiu já faz tempo e o permanente não nasce, e agora?
Isso está relacionado a muitos fatores, como a quantidade de espaço disponível, o grau de formação da raiz do dente permanente, a posição do dente, e até mesmo com a genética da família. Uma radiografia deve ser feita e analisada pelo odontopediatra responsável.

Quando deixar que meu filho(a) escove e use o fio dental sozinho(a)?
Estudos mostram que a partir do momento que a criança consegue amarrar os próprios cadarços com eficiência, também está apta para escovar os dentes sozinha. Isso deve acontecer entre 7 e 8 anos. O fio dental é mais difícil, portanto, ajude seu filho(a) a usar até que ele adquira essa habilidade. Hoje temos a opção do fio dental com cabo, facilmente encontrado nas farmácias e pode facilitar o manuseio. 

Por que os dentes permanentes que nasceram são mais amarelados que os dentes de leite?
Os dentes permanentes têm polpas grandes e o seu esmalte é mais translúcido do que o esmalte dos dentes de leite, que é branco opaco, tanto que recebe o nome de “de leite”. Isso causa um impacto quando estão um ao lado do outro, mas não se preocupe, logo que todos os permanentes nascerem esse contraste de cor vai uniformizar e essa impressão de dente amarelado também. Agora, se estiver amarelado por acúmulo de placa bacteriana, é necessário uma limpeza adequada.

Antibiótico “estraga” os dentes de leite?

Não. O que afeta o dente é o açúcar presente no medicamento. Assim, se a criança tomar antibiótico e logo em seguida escovar os dentes, os dentinhos não sofrerão dano algum.

Vale a pena tratar cárie ou canal em dente de leite?

Sim. É de extrema importância que os pais entendam que dente de leite deve ser cuidado igual ao permanente.

O dente de leite é um dente que tem uma importância muito grande para a dentição como um todo. Além de ser um guia de erupção para os dentes permanentes é também importante para o desenvolvimento dos arcos dentários, para a mastigação, e até para a fala.

São os dentes de leite que irão manter o espaço para que o dente permanente nasça.

E além disso, quando acontece de um dente de leite ser acometido por uma cárie ou até mesmo evoluído para um tratamento de canal, se não tratar, as bactérias podem entrar e promover uma infecção no dente permanente, que está logo abaixo. Com isso, o permanente pode nascer já com alguma imperfeição, como má formação, falta de uma ponta ou manchas.

Se o meu filho cair e bater algum dente, o que devo fazer?

Por mais difícil que seja, mantenha a calma, observe se há sangramento na gengiva e comunique o mais rapidamente possível o odontopediatra. No seu caso, por ser meu paciente, você terá meu número pessoal para emergências como essas. Eu darei as orientações conforme o tipo de trauma por telefone e providenciaremos uma consulta com radiografia assim que possível. De toda forma, adianto duas coisas: caso o dente de leite caia no chão, não reposicione na boca, apenas guarde-o e leve-o na consulta. A segunda recomendação é que, mesmo que o trauma não cause sangramento e tenha sido leve, comunique o odontopediatra para que ele registre no prontuário. Isso porque, as vezes, traumas leves e que passam despercebidos pelos pais causam consequências após alguns meses, como escurecimento do dente ou formação de abscesso.

Vocês atendem por plano odontológico ou de saúde?

Não. Nossos atendimentos são apenas particular.

Isso porque o consultório é todo pensado para que você e sua família tenham uma consulta diferenciada voltada para prevenção, que demanda tempo e atenção integral do profissional.

Vocês cobram a consulta?

Sim. Na consulta é feito o diagnóstico, exames necessários (como radiografias, por exemplo) e então é passado o plano de tratamento individualizado para cada paciente. E isso demanda tempo e dedicação, por isso as consultas são cobradas.

bottom of page